Boa Tarde, hoje, falaremos de um jogo muito especial e que é lider em seu gênero, o Resident Evil 5.
Originalmente lançado em 13 de março de 2009(numa sexta feira 13) para Xbox 360 e PS3 e em Setembro para PC o Resident Evil 5(vamos chamar de RE5) ambos pela produtora CAPCOM, foi um dos jogos mais esperados do ano, agradando alguns pela sua nova jogabilidade e decepcionando a outros que queriam um jogo de arrepiar.
Aspectos Principais
O primeiro aspecto a ser notado no RE5 em relação aos primeiros Resident Evils é seu modo de tiro, que no inicio era muito confuso e ruim, tirando muitas vezes o gosto de jogar. Problema que foi resolvido com o lançamento do Resident Evil 4(para GameCube, PS2, xbox,PC e mais recentemente para Wii) e herdado para o Resident Evil 5, que melhorou ainda mais essa jogabilidade.
Graficos: Resident Evil 5 é sem dúvida um jogo muito bonito, mas é pocivel notar que algumas coisas foram aproveitadas do RE4. O primeiro defeito a ser notado é o número de zumbis iquais, o que acaba deixando os graficos um pouco repetitívos(no RE4 o mesmo problema era notado, mas ainda pior). Uma coisa que estranha notada também, é o fato do resident evil ter uma base de cores meio amarelo esverdiado, que tira a qualidade das cores(provavelmente foi implantado com o objetivo de meter um pouco de medo). Uma coisa essencial nos graficos atuais é a colocação do sistema phisics em corpos, coisa que o RE5 não aplicou nos zumbis mortos, mas em alguns lugares como caixas e barris é sim usado este sistema quando estas são quebradas. Os personagens principais(Chris, Sheva, Jill e Wesker) tem um modelo extremamente detalhado, com quase nenhuma inperfeição gráfica. Um aspecto intereçante e inédito são os efeitos solares, por exemplo, se o Chris passar muito tempo no sol, e for direto para o escuro, é possivel notar uma tontura(ou algo do tipo) que mutas veses influencia na jogabilidade, atrapalhando na hora da mira(este efeito é proposital). Nota: 9.0
Jogabilidade: Sem dúvida a revelação do RE5 é a sua jogabilidade, com o sistema inédito que conta com a ajuda de um parceiro(que até possibilita um novo modo multiplayer em cooperação), que pode ser controlado por um painel, com atividades do tipo: Vá!, Me dê munição!, Fique!, Dê cobertura!
OBS.: O jogo Resident Evil Outbreake tabém tem um modo de cooperação com parceiros, mas é um sistema totalmente diferente, e que conta com a jogabilidade dos modélos antigos de Resodent Evil.
Embora este novo sistema seja muito legal, os antigos fãns de Resident Evil se decepcionaram, pois um jogo de estilo Survivor Horror como RE se transformou em um jogo de ação com zumbis(Muitos até concideram RE5 como jogo de ação, e não como Survivor Horror, o que é verdade). O medo foi totalmente extinto do jogo, focando somente em ação, o que tirou muito a graça do jogo em relação ao resto da serie(pois uma boa dose de tensão sempre da um gosto a mais no jogo), ou seja, a CAPCOM queria tanto agradar aos fãs colocando uma boa dose de ação que acabou esquecendo que estavam fazendo um Resident Evil, não um filme do Rambo. Os controles do RE5(tambem herdado do RE4, mas melhorado) em todas as versãos são bem agradaveis(no Xbox principalmente, com os seus famosos Triggers, que dão um conforto maior na hora de atirar), contando com uma mira a laser(Xbox 360, PS3) e com uma mira imaginaria(PC). Juntando com os zumbis repetitívos, e sempre o mesmo objetivo, o jogo acaba ficando em sí, repetitivo, o que fica ainda pior coma trilha sonora, também, repetitiva. Um aspecto positivo, é a inteligencia artificial aplicada em Sheva(ou em Chris dependendo do modo de jogo), que sempre nos ajuda quando falta bala, ou quando não temos espaço para colocar alguma coisa, ela vai lá e pega Nota: 7,5
Sons: O RE5 sem dúvida não tem foco na sua trilha sonora, por isso, não se tem muito o que falar sobre ela, o maximo é que em relação a tiros e explosões, é normal, mas sua trilha sonora não agrada a ninguem, em primeiro lugar porque é muito repetitiva, e em segundo, que é quase imperseptivel, pais não combinam muito com as horas de ação. Se RE5 realmente fosse um Survivor Horror, a ausencia de trilha sonora seria até legal, mas como é ação, o jogo fica devendo nesse aspecto. Nota:6,0
Enredo: Seguindo a história original do RE, RE5 conta a continuação história dos primeiros personagens(Gill, Chris e Wesker), sendo que Gill é dada como morta após um incidente na mansão de Wesker(também dado como morto) quando estava em uma missão com Chris, sendo que Chris vê uma foto misterioza de Jill vinda da Africa, que por sinal, estavão ocorrendo muitos casos suspeitos. A serie original conta a história do T-Vírus, que quando infecta uma pessoa, a mesma quando morre, vira um zumbi(Assista ao primeiro filme de Resident Evil, embora seja um pouco fara do história, ele conta bem a história do T-Vírus), e que no RE4, ocorre uma mutação deste mesmo vírus, que deixa os zumbis bem mais inteligentes(Detalhe que é facilmente notado), e no RE5, este mesmo virus mutante é alvo de pesquisas da corporação Tricell(veja o filme Resident Evil: Degeneration, que tem como personagem principal Lion de RE2 e 4, e nele, é contada com mais detalhes a história da Tricell, tendo possibilidade do filme ter sido criado justamente para dar base ao RE5), sendo criado os Uroboros, que quando ingetado em um corpo, tem um poder altamente destrutivo, que representa um risco a humanidade. O que é descoberto por Chris e Sheva ao desenrrolar da história, que querem evitar q o virus seja solto na atmosfera, contaminando a todos, e que com certeza reprensentara o fim da raça humana. mesmo se tratando de uma coisa um pouco abvia, a história contada detalhadamente é realmente imprecionante. Nota: 8,5
Notas:
Graficos:9,0
Jogabilidade:7,5(inovadora, mas em alguns aspectos, decepcionante)
Sons:6,0(Não dão nenhum gostinho no jogo)
Enredo:8,5
Nota Final:8,0
Aprovado!
Segue aqui um video do gameplay do jogo, no caso, no PC, mas é um Bench mark, que também mostra uma boa parte do Gameplay.
Vale lembrar que as versões de PS3 e XBOX360 tem uma expansão que conta o que aconteceu na manção de Wesker, mas ainda não tivemos a oportunidade de jogar. Pois nosso Xbox 360 esta no concerto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário