segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Review - Bioshock 2

Bioshock 2, este jogo... deixa eu ver por onde comessar... È SIMPLESMENTE DEMAIS! A serie Bioshock em sí é demais, ganhando até o título melhor jogo do ano(Bioshock 1).

Pois bem, vamos comessar nossa review

O jogo é bom em todos os aspectos, mas como nem tudo é perfeito, o jogo tem seus erros, mas sua jogabilidade inconfundivel, iniciada no primeiro jogo, é com certeza o melhor ponto do jogo.

Jogabilidade: Bioshock 2 tira proveito da ja criada jogabilidade de Bioshock, que consiste em um jogo de tiro em primeira pessoa e você deve escapar de ambiente totalmente novo(nunca visto em outros games) com armas, mas se você pensa que Bioshock 2 é apenas mais um jogo de pegar uma arma e sair atirando, esta totalmente errado, suas balas são limmitadas, e quando se fala em limitadas, quero dizer que durante uma fase, você as vezes concegue apenas 20 balas, e acabou! por isso, você deve sempre usar uma arma corpo-a-corpo para a economia de bala, e se você acha que o jogo fica lento por causa desta escacez de munição, esta enganado denovo! O jogo conta com sua mais importante carta, os Plasmids(ohhh!!! Que porra é plasmid -.-???). Os Plasmids são como magias que são escenciais para sua sobrevivência, como por exemplo, com Plasmid de raio, você  paraliza temporariamente o inimigo que você acertou(parece fraca, mas no ambiente de Bioshock, é muito util), dando tempo de fugir, acerta-lo no corpo-a-corpo ou mirar na sua cabeça. Entre outros Plasmids como Incinerate(fogo), Telekinesses(fazer as coisas flutuarem), etc. Toda esta jogabiliade ja estava presente no primeiro jogo, mas com um detalhe, no primeiro jogo, você so podia usar plasmids e armas um de cada vez, agora no Bioshock 2, é possivel usar a arma e o plasmid ao mesmo tempo, deixando o jogo ainda mais veloz. Compare as imagens:
Acima, Bioshock 1, com apenas uma arma
Abaixo, Bioshock 2, com arma e plasmid ao mesmo tempo
Tendo as duas defesas ao mesmo tempo, Bioshock 2 torna-se mais emocionante, e fazendo com que o jogador aja mais rapido, e sem perder a tensão original do jogo. Ao desenrrolar da história, você concegue mais armas e plasmids, e com o tempo, você tera a oportunidade de melhora-las. Uma questão que alguns dizem ter, é a jogabilidade travada(apenas alguns acham, outros não). Muitos acham que a intensão da 2K era fazer um jogo de terror(o que no primeiro jogo era notado), mas vendo que o jogo não era aquele arrepio todo, ele apelaram para tenção. Isto mesmo, sem dúvida, Bishock 2 é um jogo de muita tensão, opção que deixou o jogo ainda melhor. Uma das caracteristicas mais importantes no Bioshock 2 são as Litle Sisters, que são pequenas meninas que desde que nascem tem o objetivo de pegar o sangue de alguns splincers(inimigos do Bioshock 1 e 2) que tem um sangue "magico"(chamados de Anjels), e com ese sangue elas se alimentam e dão para seus Big Daddys, que são guerreiros com armadura de mergulhador que tem como objetivo proteger as litle sisters, pois o "sangue" que elas carregam(ADAM) é muito procurado em Rapture(cidade onde se passa o jogo. E no caso do Bioshock 2, você é um Big daddy, e ao resgatar uma little Sister e ajudar ela a conceguir seu ADAM, você escolhe em salva-la(pois você tem o poder de fazer com que elas saiam desta vida miseravel) ou mata-la(para cnceguir mais ADAM). O legal destas escolhas é que elas influenciam no final do jogo. Segue um video de um cara mostrando como defender as Little Sisters, e outro, que mostra um pouco de ação do jogo.


Outra coisa que também influencia na jogabilidade do Bioshock 2, são os hacks. Muitas maquinas que são encontradas durante o jogo vendem itens, como balas, heal ou recuperam automaticamente sua vida, mas com um problema: são caras, e para baratear seu custo, você pode hackea-las, e dependendo se você hackeou bem ou muito bem, elas acabam dando itens de graça, salvando a vida do jogador muitas vezes, e ainda, podendo evitar que os inimigos usem esta mesma maquina. Esistem dois modos de se hackear uma maquina no Bioshock 2, sendo indo até a maquina alvo ou usando uma arma que solta dardos possibilitando um hack remoto, os dois metodos foram muito aperfeiçoados em relação ao primeiro jogo, onde você tinha que ordenar canos para hackear as maquinas. Não são somente as maquinas de venda que podem ser hackeadas, mas também turrents, que ficam atirando no inimigo ou cameras de segurança que quando alertada chama alguns turrents voadores, que também podem ser hackeados. Outra coisa que influencia na hora de combater inimigos, é o tipo de projetil que sera usado, por exemplo, se você for matar um Big Daddy, você deve usar balas anti-blindagem ou mais solidas, para que penetrem na sua armadura espeça, ou usar balas incendiarias ou explosivas em inimigos comuns. Uma arma muito importante no Bioshock tanto no primeiro quanto no segundo jogo é a camera fotografica. No caso do bioshock 2, ela deve ser ultilizada antes de matar um inimigo. Quando você usa a camera em um inimigo, ela foca nele, e quanto mais dano você der nele, mais pontos acumulam, e quando chega em certo ponto, você faz uma descoberta, fazendo com que você inflinja mais dano naquele tipo de inimigo, ou até desbloqueando abilidades. o sistema de loot do Bioshock 2 consiste em matar o inimigo, se aprocimar dele, e aperta o botão de loot(no caso do PC, a letra "F") e então os itens contidos naquele corpo serão mostrados, e você os pega. Mesmo sendo uma jogabilidade aproveitada do bioshock 1, Bioshock 2 continua sendo intocavel em relação à jogabilidade, sem falar que ocorreram muitas melhorias em relação ao primeiro jogo. Nota: 10.0  OBS.: A experiência multiplayer de Bioshock 2 será postada futuramente neste mesmo Review

Sons: Bioshock 2 se pasa nos anos 70, mas como a historia comessou nos anos 50~60, a trilha sonora é antiga, mas muito fiel a época. mas as musicas só são possiveis ser ouvidas quando o jogo esta carregando ou quando você esta perto de um radio. os sons de tiro são bem feitos, variando no tipo de bala a ser usada, ou se ouve alguma modificação no cano da arma. Os barulhos feitos pelos Splincers também são bem reais, variando o volume de onde estejam, ou as pegadas dos Big Daddys, que são pesados, logo, fazem muito barulho. Mas em questão geral, o Bioshock 2 não tem nada de especial em relação aos sons, nada mais nada menos do que o comum em um jogo de tiro. Nota: 7,5

Graficos: Bioshock 2 sem dúvida de primeira vista é um jogo bem-feito, com muitos detalhes na iluminação e um sombreamento exelente, porem são notados alguns defeitos como: Em alguns corpos quando mortos, ficam mechendo a mão ou o pé(problema herdado do primeiro jogo), outra, para um jogo que se passa na água, os graficos aquáticos deveriam ser bem melhores, e sem dúvda com melhores reflexos, pois não é possivel ver o reflexo de seu personagem em canto algum(apenas em uma cut scene no inicio do jogo), e o sangue tem uma cor um pouco exargerada, parecendo mais uma geleia. Em sí, os objetos do jogo são bem detalhados, e quase todos são "enteragiveis". Outro ponta a ser tocado é a arquitetura de Rapture, que é uma arquitetura real, que era comum nos anos 40~60, ou seja, a 2K chegou a contratar um arquiteto para dar um toque nas construçoes de Bioshock(1 e 2). Nota: 8,0

Enredo: O enrredo de Bioshock 2 também é muito intereçante. Primeiro, vamos recordar o primeiro jogo: Bioshock 1 e 2 se passam em uma cidade chamada Rapture, que não é uma cidade comum, mas sim, uma cidade subaquatica, criada pelo empresario Andrew Ryan, com o objetivo de fazer uma cidade  onde o homem poderia ser livre de religião e política. Até ai tudo bem, mas com o passar do tempo, sua equipe de cientistas super treinada desenvolve substancias que podem dar poderes aos seres humanos, chamados de Plasmids, e que para dar energia para os humanos usarem estes poderesm, foi desenvolvido o eve(uma especie de combustivel para os plasmids), mas com um efeito colateral que não foi previsto: Com o tempo, se as pessoas aplicarem uma alta dose de eve no corpo, elas sofrerão mutações, e comessam a ficar imprevisiveis violentas e deformadas(não ha zumbis em Bioshock), comessa então uma corrida pelo ADAM, que é a materia prima dos plasmids e do eve, fazendo então com que as little sisters sejam muito caçadas, e com elas, sempre anda um guerreiro chamado de Big Daddy. Pois bem, Bioshock 2 comessa em 1960, onde voc~e é um Big Daddy de uma linha especial chamado Subject Delta, e quando você esta cuidando de sua little sister, um bando de splincers vai atraz de você, e quando lhe prendem a verdadeira mãe da little sister aparece(Lamb), e lhe da um tiro na cabessa, mas você não morre, mas fica em coma por 10 anos, e quando acorda, êsta ligado misteriosamente ah sua antiga little sister por suas almas, cabe a você desvendar os misterios de rapture, e salvar sua antiga little sister. Nota: 8,0

Notas: Gameplay:10,0
           Sons: 7,5
           Graficos: 8,0
           Enredo: 8,0
Nota final: 9,0

Confira um video especial de Bioshock 2:

Seu grande mestre: Jos Carls

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